Por: Maísa Furtado / www.maisafurtado.com. Público: leigo ou da área de saúde | Faixa etária: jovens e adultos
Encontrei o livro “O lobo mau no divã” quando passeava por uma livraria há muitos anos atrás. Já cursando psicologia, foi inevitável desviar a atenção de um livro com esse nome – e essa capa.
Separados por capítulos que reúnem personagens de uma mesma história, o livro de autoria de Laura James descreve personagens clássicos de uma maneira que nunca vimos: como um estudo de caso psiquiátrico. Dessa maneira, o Ursinho Pooh recebe o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade, Capitão Gancho de Transtorno de Personalidade Antissocial e Cruella de Vil de Transtorno de Personalidade Histriônica. Ao final de cada caso, além das informações cruciais para o diagnóstico, constam também informações sobre como o tratamento poderia ser conduzido e um pequeno exercício para testar se você conhece alguém ou se enquadra nas características de determinado transtorno.
Apesar de não mencionar se os diagnósticos foram pautados no DSM ou no CID – os manuais diagnósticos de doenças – e ter sido escrito por uma jornalista, o que impede que possamos afirmar que os diagnósticos foram realmente bem feitos, o livro cumpre sua função. Ao fornecer de forma divertida uma nova visão sobre nossos personagens preferidos, a leitura pode despertar o interesse do público sobre saúde mental, trazendo mais profissionais para a área e/ou desmistificando preconceitos.
Conhece algum outro livro interessante sobre psicologia, psiquiatria ou outro tema relacionado? Comente e indique abaixo!
Gostaria de ouvir nossa opinião sobre algum livro? Escreva-nos! Quem sabe possamos ajudar!
Categorias
Postagens Recentes
- 21 maio 2017Você já ouviu falar em Higiene do Sono?
- 07 fev 2017APP: “Thirty – Metas diárias”
- 06 jan 2017LISTA: 8 dicas para comer menos
- 31 maio 2016LIVRO: O Lobo Mau no Divã
- 16 mar 2016A importância da co-terapia no tratamento de casos clínicos difíceis